Notícias

Bota casaco, tira casaco: governo quer acabar com exigência da tomada de três pinos

A Secretaria de Produtividade e Competitividade está correndo atrás de implementar uma medida que deve fazer você alterar as instalações elétricas da sua casa de novo se o fez com o lançamento do padrão de tomada de três pinos.

Obrigatório desde 2011, o formato atual dos plugues só existe no Brasil e fez a indústria local se adaptar a essa medida que era recomendada pelo Inmetro desde 2000. Agora, o governo pretende mudar isso, liberando as empresas para reimplementarem o padrão antigo.

Alguns nomes do governo justificam essa necessidade pelo padrão atual ser a chamada “tomada do PT” em suas palavras. Já a secretaria especial que cuida do assunto afirma que as regras de hoje dificultam a importação de produtos pela indústria, além de gerar altos custos de adaptação.

O Inmetro chegou a divulgar um estudo alegando que os prejuízos seriam maiores que os benefícios. Conforme informa o jornal econômico Valor, a então diretora do instituto teria sido advertida pelas informações divulgadas nada favoráveis a essa ideia, e então uma nota posterior foi liberada indicando que a autarquia via viabilidade para a adoção da medida.

A ideia é que as empresas que desejarem possam seguir com o novo plugue, mas que as interessadas em voltar ao padrão antigo não encontrem restrições para tal.

A medida ainda precisa enfrentar votações que envolvem diversos ministérios como o da Educação, Economia, Relações Exteriores, Justiça, Defesa, além de autarquias como o próprio Inmetro.

Vale lembrar, outra medida em estudo pelo governo que vem chamando a atenção diz respeito a isenção de impostos sobre eletrônicos importados, que poderia baratear, por exemplo, aparelhos fabricados fora do país mas vendidos oficialmente por aqui.

E você, gostaria de voltar para o padrão antigo de tomadas? Conte para a gente nos comentários!

Etiquetas

Fernando Corrêa

Amante da tecnologia, adora ficar atrás da tela editando e criando artigos, amo tocar bateria e toco em uma igreja, adoro jogar futebol e amo animais tanto que tenho 3 gatos em casa e dois cachorros. :)

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Produzir um conteúdo de qualidade requer recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor DESABILITE o seu bloqueador de anúncios.