InternetSegurança

Jovem hacker que invadiu sistema da Apple se livra da prisão com justificativa estratégica

Em agosto do último ano publicamos que um jovem hacker australiano invadiu os servidores da Apple e conseguiu acessar cerca de 1TB de dados da rede interna da empresa de Cupertino, incluindo registros de clientes e arquivos sigilosos dos serviços da marca.

O jovem – na época com 16 anos – enfrentou duas acusações relacionadas a esses ataques, mas acabou escapando das grades pois o juiz determinou liberdade condicional de oito meses.

Nesse mesmo período, ainda reportamos que as autoridades australianas estavam investigando o envolvimento de outras pessoas nesses ataques, levando em conta que tudo direcionava para a participação de um segundo hacker: e foi justamente o que aconteceu.

De acordo com nota do jornal ABC News, esse segundo hacker na época tinha apenas 13 anos, e se declarou culpado para várias acusações de invadir os servidores da Apple. Utilizando seu alto nível de especialização e técnica em tecnologia da informação para criar credenciais e digitais falsas, o time da Apple chegou a acreditar que se tratava de um funcionário da empresa.

Assim como no primeiro caso, seu advogado alegou que o adolescente não fazia ideia da gravidade da situação e pensou que a Apple no final de tudo poderia lhe oferecer um emprego por conta de suas capacidades.

Nesta circunstância, o advogado pediu que ele fosse poupado de uma condenação porque planejava estudar segurança digital e criminologia na universidade, e um registro criminal poderia afetar suas oportunidades de emprego no futuro.

O juiz David White decidiu então não condenar o menino, determinando uma liberdade condicional de nove meses com a justificativa de que o adolescente era “extremamente talentoso” e tinha uma boa reputação na sua escola e que, desde a invasão, usou seus conhecimentos tecnológicos em causas nobres.

Etiquetas

Fernando Corrêa

Amante da tecnologia, adora ficar atrás da tela editando e criando artigos, amo tocar bateria e toco em uma igreja, adoro jogar futebol e amo animais tanto que tenho 3 gatos em casa e dois cachorros. :)

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Produzir um conteúdo de qualidade requer recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor DESABILITE o seu bloqueador de anúncios.