Rede Social

Tribunal! Novos termos do WhatsApp avisam que empresa vai processar spammers

Poucas são as dúvidas sobre as proporções que boatos e fake news podem tomar dentro do WhatsApp. Durante o último período eleitoral no Brasil vimos que esse foi um assunto que preocupou mesmo o judiciário, e na Índia chegou a causar mortes, o que levou o Facebook a repensar a estrutura do aplicativo mensageiro.

Por isso, aos poucos foi implementado um limite no encaminhamento de mensagens, que agora só pode ser realizado para até cinco contatos por vez. Mas talvez observando a necessidade de medidas mais energéticas, o app está passando por uma atualização nos seus termos de uso que deve endurecer o combate a tais práticas.

A partir do dia 7 de dezembro o WhatsApp se reserva ao direito de processar indivíduos ou organizações que abusem dos seus mecanismos para divulgação massiva de mensagens. A plataforma fortificará sua política anti-spam, o que deverá impactar diretamente no trabalho de algumas empresas, como as denunciadas pela Folha de São Paulo em 2018, que vendiam pacotes de disparos para listas telefônicas.

A empresa informou que mesmo que evidências sejam encontradas fora da plataforma ainda poderá acionar a justiça. Declarações públicas sobre capacidades de explorar o sistema do mensageiro para tal finalidade foi um dos exemplos citados. Além disso, o Facebook também poderá entrar com processo antes dessa data caso julgue necessário e tenha ampla capacidade de comprovação das violações.

Vale lembrar, uma das ideias de Zuckerberg para o futuro é integrar seus três produtos de maior sucesso – Chat do Facebook (Messenger), Instagram e WhatsApp – de maneira que todos tenham mensagens compatíveis entre si. Logo, uma política de uso parecida para todas essas ferramentas soa como um caminho natural quando isso acontecer.

E você, acredita que o Facebook está fazendo o possível para conter a disseminação de fake news que assola suas plataformas? Conte para a gente nos comentários!

Etiquetas

Fernando Corrêa

Amante da tecnologia, adora ficar atrás da tela editando e criando artigos, amo tocar bateria e toco em uma igreja, adoro jogar futebol e amo animais tanto que tenho 3 gatos em casa e dois cachorros. :)

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Produzir um conteúdo de qualidade requer recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor DESABILITE o seu bloqueador de anúncios.