DicasInternetSegurançaTecnologia

Urgente! Se tem uma destas 15 apps no seu Android remova-as imediatamente

A Play Store tem mecanismos de proteção dos utilizadores, mas por norma só são acionados quando os problemas surgem. Nesses momentos as apps são removidas da loja de aplicações do Android e os utilizadores alertados para os problemas.

É precisamente um desses processos que agora está a decorrer. Existem 15 apps que foram identificadas como malware e que devem imediatamente ser removidas de qualquer smartphone Android.

Novas apps com malware encontradas na Play Store

Este não é, infelizmente, um cenário novo no Android e tem-se repetido diversas vezes no passado. Desta vez são 15 apps que foram identificadas como tendo código malicioso. A sua função aparenta ser a apresentação de publicidade.

O problema parece ser diferente, pois o comportamento das apps foi alterado face aos que outras apresentavam antes. Os criadores destas aplicações marcaram-nas como atualizações de outras apps do Android ou da Google, impedindo a sua identificação ou detecção.

Estas escondiam-se no Android para não serem removidas

Desta forma também a sua remoção fica mais difícil, uma vez que enganam os utilizadores com este comportamento anormal. Estes não encontram as aplicações que estão a trazer a publicidade e desta forma também não as conseguem desinstalar dos smartphones.

Por outro lado, as apps não tinham nenhum ícone presente. Este desaparecia após a primeira utilização, ao mesmo tempo que era mostrado uma mensagem de incompatibilidade. O utilizador ficava neste caso com uma ideia de que a app tinha sido removida.

Os utilizadores eram enganados com os ícones apresentados

Também na Play Store do Android estas aplicações surgiam de forma muito discreta, procurando enganar os utilizadores. As apps foram, entretanto, removidas da Play Store, mas não existe a certeza de serem apenas estas a terem este problema.

A Sophos, que descobriu o problema, aconselha a sua remoção imediata do Android. Não será simples a sua deteção neste cenário, mas rapidamente os utilizadores as detetam. Ao todo foram 1,3 milhões os dispositivos a instalá-las, o que revela a grandeza do problema.

Etiquetas

Fernando Corrêa

Amante da tecnologia, adora ficar atrás da tela editando e criando artigos, amo tocar bateria e toco em uma igreja, adoro jogar futebol e amo animais tanto que tenho 3 gatos em casa e dois cachorros. :)

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Produzir um conteúdo de qualidade requer recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor DESABILITE o seu bloqueador de anúncios.